JBCULTURA

NOTÍCIAS, JOGOS AO VIVO E PALPITES DE FUTEBOL

ENTRETENIMENTO

EJA leva turmas ao cinema e emociona alunos

Lucas Brito


Secretaria de Educação e Cidadania

Em um filme tudo pode acontecer: drama, comédia, romance, suspense, aventura… e também, muito aprendizado. Por isso, mais de 300 alunos das turmas noturnas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) foram até o cinema nesta terça-feira (7) e viveram uma experiência inesquecível.

Acompanhados por professores e orientadores, estudantes das 10 escolas de ensino fundamental que oferecem a modalidade participaram da sessão, em um shopping da região sul.

Os alunos trocaram as cadeiras das salas de aula pelas poltronas, a lousa pela telona, e o papel e caneta na mão deram lugar à pipoca. 

A iniciativa partiu do desejo demonstrado pelos próprios alunos em pesquisa feita no início do ano letivo, onde puderam indicar seus maiores interesses por espaços fora da escola que podem contribuir para o ensino. O cinema foi a atividade de maior escolha pelos alunos, sendo que mais da metade disse nunca ter ido. 

É o caso de Amaro Henrique da Silva da Emefi Profª Elizabete de Paula Honorato, no Jd. Mariana I, que aos 68 anos entrou pela primeira vez em uma sala de cinema. 

“A ansiedade está grande! Eu só assisto filmes pela televisão, quero ver como será na tela grande”, comentou Amaro, antes do início da sessão. 

“Está sendo muito bom participar da EJA, comecei neste ano e já aprendi bastante. Além dos estudos, estou tendo oportunidades únicas na minha vida, como essa de vir ao cinema”, destacou.


Amaro aprovou a primeira ida ao cinema: “já quero voltar mais vezes” | Foto: PMSJC

Para Marilda Aparecida, aluna da Emefi Prof. Antônio Palma Sobrinho, no Parque Nova Esperança, a EJA abre portas: “Eu só tenho a agradecer à EJA e aos professores. Fiquei muito tempo fora da escola e voltar a estudar foi maravilhoso! Estou muito feliz por essa noite especial com meus colegas”, comentou. 


Marilda, à esquerda, durante a sessão | Foto: PMSJC

Luz, câmera, ação!

O filme escolhido foi “Evidências do Amor”, estrelado por Fábio Porchat e Sandy, que aborda relacionamentos, memórias e como uma música marca épocas e momentos vividos.

Com o objetivo de proporcionar o acesso a ambientes culturais que contribuam para socialização e promovam reflexão sobre diferentes saberes, a proposta possibilita ainda o debate interdisciplinar em torno das temáticas apresentadas pelo filme.

“Ir ao cinema é uma vivência muito rica, pois agrega ao vocabulário e contribui com pensamento crítico deles”,  explicou a professora Eliane Reis Oliveira.

“Este acesso à arte também é fundamental para o desenvolvimento pessoal dentro e fora da sala de aula, enquanto cidadãos”, atenuou.

Sobre a EJA

Quem deseja retornar aos estudos em São José dos Campos e concluir o ensino fundamental, pode se inscrever para a EJA (Educação de Jovens e Adultos) nas escolas da Prefeitura.

A modalidade é oferecida presencialmente em 10 escolas de ensino fundamental, além dos núcleos e do Ceja (Centro de Educação de Jovens e Adultos). Confira todos os endereços nesta página.

Os interessados podem se inscrever durante todo o ano letivo, porém a matrícula no início de cada semestre pode facilitar a organização da vida escolar.

As inscrições podem ser feitas presencialmente no local que oferece o segmento desejado – EJA 1 (do 1º ao 5º ano) e EJA 2 (6º ao 9º ano) – ou pelo telefone 156. É necessário ter mais de 15 anos de idade, informar o RG, endereço residencial e a última série/ano que estudou.

Leia mais: Alunos da EJA vão ao teatro e se encantam com a nova experiência


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Educação e Cidadania

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *