JBCULTURA

NOTÍCIAS, JOGOS AO VIVO E PALPITES DE FUTEBOL

ENTRETENIMENTO

Meu campus tem: Mulheres Mil ‒ curso de cuidadora infantil – IFSP

Curso de capacitação profissional abre oportunidades para todas as idades

Mulheres de diferentes gerações, origens e trajetórias em busca de aprimoramento pessoal e qualificação profissional: este é o perfil das integrantes do curso de Cuidadora Infantil ofertado pelo Campus Sorocaba do Instituto Federal de São Paulo por meio do Programa Mulheres Mil.

O curso de Cuidadora Infantil em Sorocaba é um entre os diversos que o IFSP oferece para a capacitação profissional de mulheres. O curso teve duas turmas em 2024, uma entre os meses de abril e junho; outra, entre setembro e outubro.

Uma das aulas do curso de Cuidadora InfantilCom carga horária de 160 horas, o curso teve três módulos: Formação Cidadã; Recomposição de Conteúdos Básicos; e Técnico. Neles, as alunas tiveram disciplinas como: noções de biossegurança, saúde da mulher, qualidade de vida, segurança alimentar e nutricional; inclusão digital voltada para o exercício da cidadania; direitos da criança, cuidado e educação infantil; características e desenvolvimento da criança de 0 a 6 anos; higiene, conforto e alimentação da criança; saúde da criança e ambiente saudável para a infância e identificação de riscos e primeiros socorros.

Para Eliana Ferreira da Silva, da primeira turma, o curso a permitiu retornar ao trabalho com uma nova profissão. “Ele me abriu portas, pois eu estava desempregada, e agora já estou trabalhando, e também estou levando para a vida, pois havia muitas coisas que eu não sabia sobre criança e cuidados”, relata.

Durante o curso, que teve aulas no período matutino de segunda a sexta, as alunas receberam um auxílio financeiro de R$ 600 e vale-transporte, viabilizado por meio de parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município. Elas também receberam uniformes e materiais para o curso.

Retornar aos estudos depois de algum tempo fora do ambiente escolar foi também algo marcante para as alunas. Aos 52 anos, Catarina Ferreira Figueiredo é uma das que contam como foi empolgante voltar a estudar. “Há muitos anos eu não estudava, para mim tá sendo uma experiência maravilhosa porque estou aprendendo muito”, conta ela.

Para além da técnica, aprendizados sobre o desenvolvimento o universo infantil e a formação de vínculos sociaisNádia Nagatomo, também da primeira turma, aponta que o curso também mudou seu olhar sobre o cuidado com as crianças. “Além de saber as tarefas rotineiras, do dia a dia, aprender a ter um vínculo maior com elas, identificar necessidades e contribuir no processo de desenvolvimento são as coisas que mais me marcaram no curso”, explica.

O curso, em suas duas turmas, teve o envolvimento de treze professores do Campus Sorocaba e de uma ex-aluna da licenciatura de Pedagogia, que hoje atua em outra rede. Contou também com o apoio da Secretaria de Cidadania do município e de mais cinco CRAS da região.

Para 2025, já estão previstas duas novas turmas, e conforme conta a coordenadora, a professora Andrezza Campos Moretti, há também a expectativa de abrir novos cursos, como de cuidadora de idosos ou de auxiliar administrativo.

Mulheres Mil
O Programa Mulheres Mil é uma iniciativa do Ministério da Educação com a finalidade de unir a educação ao trabalho, abrangendo a população feminina em busca de oportunidades de acesso às ações educacionais, da elevação da escolaridade e da inclusão e da permanência no mundo do trabalho, tendo como ponto central a identificação, o reconhecimento e a valorização da diversidade e dos saberes acumulados em cada uma de suas etapas de vida.

As ofertas de cursos são vinculadas ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), e além de certificar saberes e qualificar profissionalmente, os cursos também orientam sobre direitos trabalhistas e sociais, enfrentamento a violências e às desigualdades de gênero e raça, economia do cuidado, recomposição de conteúdos e inclusão digital.

Conheça o Programa Mulheres do IFSP, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PRX), que coordena o Mulheres Mil e outras iniciativas: https://ifsp.edu.br/o-que-e-rss/2-uncategorised/2005-mulheres-ifsp.

Saiba mais sobre o Programa Mulheres Mil em âmbito federal em: https://www.gov.br/mec/pt-br/areas-de-atuacao/ept/mulheres-mil.

Notícias relacionadas 
IFSP ampliará oferta de cursos do Programa Mulheres Mil – 02/05/2024