Ícone do site JBCULTURA

Saúde alerta sobre cuidados que previnem viroses nesta época do ano – Prefeitura Municipal de Ubatuba

Calor, férias e o aumento no número de pessoas na cidade contribuem para que casos de viroses se tornem mais frequentes nesta época do ano, quando as pessoas tendem a relaxar um pouco nos cuidados com a saúde, consumindo água sem tratamento e alimentos sem procedência garantida, além de descuidar da higiene pessoal.

As viroses geralmente afetam o trato gastrointestinal, provocando diarreia aguda, vômitos e dores intensas na barriga. Os sintomas podem durar até uma semana e a hidratação adequada é um dos principais tratamentos para combater a doença.

Em Ubatuba, a Vigilância Epidemiológica (Viep) da cidade está monitorando semanalmente os casos de viroses. Segundo os dados coletados, pessoas acima dos 15 anos de idade foram as mais acometidas pelas viroses.

Atendimento na Unidade de Saúde Sentinela

Em casos de sintomas de virose, a pessoa deve procurar, preferencialmente, por atendimento na “Unidade de Saúde Sentinela”, que funciona todos os dias, de segunda a segunda, das 7h às 19h, na UBS Cícero Gomes – localizada na rua Professor Thomaz Galhardo, no Centro.

O espaço é voltado exclusivamente para atender pacientes com suspeita de doenças sazonais, como viroses, gripe, dengue e Covid. A unidade tem o atendimento especializado, com rápida identificação e medicação dos pacientes, e desafoga os PAs da Maranduba e Ipiranguinha, além da Santa Casa.

A Sentinela conta com uma equipe médica e de enfermagem, com recepção separada dos atendimentos da UBS, com entrada pelo estacionamento da unidade.

Cuidados para prevenir viroses

– Beber somente água filtrada, mineral ou fervida;

– Lavar adequadamente frutas, verduras e legumes antes do consumo;

– Lavar as mãos antes das refeições, após usar banheiro, trocar fraldas ou tocar em objetos em locais públicos;

– Higienizar as mãos frequentemente com álcool em gel;

– Evitar alimentos de procedência duvidosa;

– Frequentar praias que estejam próprias para o banho de mar;

– Manter-se constantemente hidratado(a).

Transmissão

As viroses gastrointestinais são infecções causadas por vírus e, geralmente, transmitidas por meio de contato fecal-oral, ou seja, contato com mãos, objetos ou alimentos contaminados com fezes de uma pessoa doente. A transmissão também acontece por gotículas de saliva, tosse ou espirros de uma pessoa infectada, e ainda por ingestão de bebidas e alimentos contaminados, bem como contato direto com animais portadores do microrganismo infeccioso.

Casos de viroses

De acordo com a Viep, o município apresentou aumento de casos de virose nas últimas semanas, no entanto, até o momento, os números ainda estão dentro do esperado para o período, devido à expressiva quantidade de visitantes na cidade.

A Vigilância Epidemiológica segue acompanhando os casos semanalmente no município.

De 15/12/2024 a 21/12/2024: foram 142 casos de virose

De 22/12/2024 a 28/12/2024: foram 320 casos

De 29/12/2024 a 04/01/2025: foram 840 casos

Investimentos em saneamento básico

A Prefeitura de Ubatuba, em parceria com o Governo do Estado, intensificou nos últimos anos diversas ações que priorizam o aumento do tratamento de esgoto na cidade, com obras que expandiram o saneamento básico por todo o município.

Houve um avanço significativo no percentual de esgoto tratado em Ubatuba, saindo de 27% em 2021 para cerca de 70% em 2024, em colaboração com a Sabesp.

Sair da versão mobile