Ícone do site JBCULTURA

Defesa Civil fecha 2024 com mais de mil atendimentos e sem vítimas de acidentes naturais

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec-JP), assim como nos anos interiores, encerrou 2024 com diversas ações preventivas executadas, beneficiando a população da Capital, principalmente as pessoas que moram nas áreas de risco (próximo às barreiras, encostas e às margens dos rios).

Ao longo do ano, a Defesa Civil registrou 1.057 ocorrências abertas diretamente pelo Centro de Operações ou através do 1Doc, pelo aplicativo João Pessoa na Palma da Mão (Protocolo, Zeladoria e Memorando). Durante as vistorias, as equipes da Compdec-JP interditaram 143 imóveis.

Para o coordenador da Defesa Civil, Kelson Chaves, os resultados positivos da Compdec-JP, que tem feito um trabalho preventivo nas áreas de risco, atestam o êxito da gestão dos prefeitos Cícero e Leo, que vêm cuidando da cidade e das pessoas, pois em quatro anos não houve registro de mortes decorrentes de desastres naturais na Capital.

“Em 2024 nós alcançamos a marca de 366 dias sem acidentes com vítimas fatais, que somados aos anos anteriores, totalizam 1.461 dias com zero vitimas decorrentes de acidentes naturais. Para nós, da Defesa Civil de João Pessoa, um troféu que carregamos com orgulho, motivo de agradecer à gestão Cícero e Léo, e a todo o Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil”, pontuou o coordenador.

Limpeza de rios – No ano passado, foram limpos 18.953,91 metros de trechos dos rios, em 5.795,52 horas de trabalho, removendo e destinando ao aterro sanitário do Município 2.622,21 toneladas de resíduos sólidos (vegetação e lixo) dos rios Jaguaribe, Cuiá, Cabelo, Trecho ‘Rio Morto’ do Jaguaribe, Mandacaru, Timbó e Gramame.

O desassoreamento dos rios garante a fluidez das águas, evitando transtornos como alagamentos, inundações e proliferação de doenças buscando minimizar os impactos que as comunidades ribeirinhas enfrentam rotineiramente.

Assistência social – A Compdec-JP também atua na articulação de políticas sociais junto as demais secretarias municipais para beneficiar famílias que residem em áreas de risco. No ano passado, o serviço social emitiu 38 relatórios sociais e encaminhou 27 famílias, que foram realocadas e encaminhadas para o auxílio moradia.

O coordenador da Defesa Civil destacou ainda a participação das secretarias municipais, como Seinfra, Sedes, Sedhuc, Semam, Sedurb, Emlur e Semob, além das parcerias com a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, órgãos que, quando acionados, sempre apoiam as ações da Compdec-JP.

Como acionar a Defesa Civil – A Defesa Civil funciona 24 horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados e, em caso de necessidade, deve ser acionada pelo número 98831-6885 (WhatsApp), pelo telefone 199 ou pelo aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’, que pode ser baixado gratuitamente nas plataformas Play Store e AppStore.

Sair da versão mobile