Ícone do site JBCULTURA

Prêmio Inovatur destaca a excelência de startups no setor turístico carioca – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Os troféus desenvolvidos pela Firjan destacaram as curvas do Rio. Foto: Divulgação

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR-Rio), entregou nesta quarta-feira (18/12) o primeiro Prêmio Inovatur, desenvolvido em parceria com a Firjan-IEL, de incentivo a startups do setor turístico sediadas no município do Rio de Janeiro. Foram premiadas as três primeiras colocadas de cinco incubadoras acompanhadas durante oito meses de projeto, depois das apresentações das ideias desenvolvidas a uma banca examinadora, em evento conhecido como “demoday”. A previsão é ampliar o projeto em 2025.

– Agradeço a participação de cada um de vocês, isso é um grande incentivo para o nosso projeto, que pretendemos ampliar no ano que vem. Essa experiência engrandece e nos ajuda a aprimorar o Inovatur, na construção de novos modelos de negócios para o turismo, unindo tecnologia e sustentabilidade -, afirmou a secretária, Daniela Maia, ao entregar os prêmios, em cerimônia na Casa Firjan, em Botafogo.

Em primeiro lugar ficou a Magikk, empresa idealizada por Taz de Alencar que desenvolveu um sistema de check-in nos hotéis em que o turista que desempenha ações positivas gera “karmas”, uma moeda digital que pode ser trocada por benefícios, unindo turismo e sustentabilidade. Em segundo lugar ficou a iniciativa Passeio Carioca, aplicativo desenvolvido por Renato Bellini que permite ao turista mapear construções históricas e culturais. E em terceiro, a Descubra Santa Cruz, agência especializada em roteiros focados em turismo histórico imperial, que tem o bairro de Santa Cruz, na Zona Oeste, como ponto de partida, idealizada por Andressa de Aguiar Lobo.

As demais incubadas foram Kids2gether, plataforma criada por Nathalia Lima para ajudar famílias a encontrar experiências turísticas na cidade do Rio de Janeiro, conectando marcas e destinos, e a Konzup Hub, de Tatiana Rihan, plataforma que utiliza inteligência artificial na criação de roteiros personalizados, com tendências detectadas em tempo real, para auxiliar agências e guias no atendimento aos turistas.

Independência e sustentabilidade
O projeto foi lançado em março deste ano, voltado a startups, MEIs, micro e pequenas empresas. Em maio teve início o processo de incubação, em que as empresas recebem orientação para desenvolver modelos de negócio inovadores, que compreendem capacitação, consultoria, mentoria e infraestrutura, além de proporcionar conexão com investidores e o ecossistema de inovação. O grande desafio abraçado pelas incubadoras no Inovatur foi a revisão de conceitos, planejamentos e ações para atingir a independência financeira de forma sustentável.

Atuaram como jurados da premiação Marcel Balassiano, subsecretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Econômico e Inovação do Rio, pesquisador e doutorando da Fundação Getúlio Vargas; Guilherme Borges, vice-presidente da Orla Rio e conselheiro de turismo da Associação Comercial do Rio de Janeiro; Adriana Homem de Carvalho, hoteleira e assessora de turismo da Presidência da Fecomércio – RJ; Guigo Carvalho, consultor estratégico e mentor de startups; e Julia Zardo, gerente de Ambientes de Inovação da Firjan, doutora em Políticas Públicas, Estratégia e Desenvolvimento pelo Instituto de Economia da UFRJ e professora de empreendedorismo, desenvolvimento local, inovação e economia criativa da PUC-Rio e de diversos programas de pós-graduação.

Curvas do Rio
Os troféus que serviram de premiação foram desenvolvidos pelo Laboratório de Design e Fabricação Digital da Casa Firjan, com representações distintas das curvas do Rio: o destinado ao primeiro colocado, em laranja, traz as curvas do Parque Madureira; o do segundo, em azul, tem as curvas de Parque do Flamengo e Marina da Glória; e o do terceiro, em amarelo, as dos jardins de Burle Marx no Palácio Capanema.

O conceito das peças juntou tecnologia, inovação e empreendedorismo. Ao mesmo tempo em que foram realizadas com tecnologia de corte a laser, evocam obras de grandes arquitetos e paisagistas brasileiros, como Roberto Burle Marx e Sérgio Magalhães, para representar uma metáfora visual da jornada empreendedora, na qual curvas, desafios e oportunidades se entrelaçam, celebrando a capacidade de inovar, transformar e contribuir para o turismo carioca.

Categoria:

  • 19 de dezembro de 2024
  • Marcações: inovatur prêmio startups turismo

    Sair da versão mobile