Ícone do site JBCULTURA

Projeto ‘Prevenir para Salvar’ encerra o ano com última capacitação para população – CGNotícias

Cerca de 40 pessoas participaram, nessa segunda-feira (16), do último curso do Projeto Prevenir para Salvar, realizado na Igreja Aliançados – Campus Bandeirantes. A iniciativa é organizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande (Sesau), em parceria com a CCR MSVia, e tem como objetivo disseminar conhecimentos básicos de primeiros socorros para a população.

O projeto é realizado em parceria com acadêmicos de medicina, enfermagem e fisioterapia, que compartilham o conhecimento técnico adquirido com escolas, igrejas, empresas e outras instituições públicas e privadas.

Capacitação para salvar vidas

Coordenado por Ionise Piazzi Medina, o projeto nasceu da necessidade de preparar a comunidade para agir em situações de risco iminente, como engasgos, quedas, queimaduras e outras emergências domésticas e sociais. “Nosso objetivo é capacitar o maior número de pessoas, desde profissionais da saúde até cidadãos comuns, para que estejam preparados para agir em situações de emergência. Essa preparação pode ser a diferença entre a vida e a morte e fortalece o senso de responsabilidade social”, destaca Ionise.

Resultados e impacto do projeto

Desde que foi criado, em 2019, o Prevenir para Salvar já capacitou mais de 2.500 pessoas por meio da Coordenadoria-Geral de Educação Permanente da SESAU. O projeto busca empoderar a população com práticas simples e eficazes para agir em momentos críticos, antes da chegada do socorro profissional.

As atividades do projeto serão retomadas em 2025. Instituições interessadas em agendar cursos de capacitação podem entrar em contato pelo e-mail: projetoprevenirparasalvar@gmail.com

#ParaTodosVerem

Foto Capa: Três participantes realizam métodos de primeiros socorros em um boneco que simula uma pessoa adulta.
Foto1: Participante realiza método de primeiros socorros em boneco que simula um bebê.
Foto2: Imagem de todos os participantes do curso.

Sair da versão mobile