JBCULTURA

NOTÍCIAS, JOGOS AO VIVO E PALPITES DE FUTEBOL

ENTRETENIMENTO

Tardezinha Inclusiva comemora três anos e realiza última edição de 2024

A última edição da Tardezinha Inclusiva de 2024 foi realizada neste domingo (15) com uma multidão de crianças no Centro Cultural de Mangabeira. Também foi dia de comemorar os três anos do evento, com destaque para o tema ‘Natal da União’. Realizada pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Associação Paraibana de Autismo (APA) e Turma Tá Blz, a Tardezinha Inclusiva é um dos braços do projeto Somos Capazes.

“Estamos comemorando três anos da Tardezinha Inclusiva, um momento em que nós temos muito o que celebrar porque trata-se de um projeto único na história da cultura e da integração social de João Pessoa. Ao longo desse período, fizemos um conjunto grande de ações, todas elas focadas na ideia de inclusão social pela arte das crianças autistas. A Tardezinha Inclusiva mostrou a correção e o sentido de justiça social que tem o governo do prefeito Cícero Lucena porque nós estamos fazendo uma agenda efetiva de validação de uma política de inclusão das crianças autistas”, avalia o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

Ele ressalta que João Pessoa agora tem uma política nesse sentido que vai fortalecer o processo de integração das crianças porque trabalha numa linha de arte, de cultura, que ajuda a consolidar a educação, a saúde e o próprio desenvolvimento da vida dessas crianças.

“Com a Tardezinha Inclusiva, nós ganhamos, inclusive, um prêmio nacional do Orgulho Autista Brasil que o prefeito Cícero Lucena recebeu em Brasília. Isso mostra a sensibilidade da nossa gestão e que conseguimos efetivar uma política justa, correta e verdadeira de inclusão das pessoas autistas”, acrescenta.

Hosana Carneiro, presidente da APA, ressaltou sua alegria por fazer parte do projeto. “O coração está muito feliz. Graças a Deus, realizamos um ano de Tardezinha com muito sucesso. Temos três anos de atividades sem nenhum incidente, só alegria para as famílias que estão sempre com seus filhos. Isso é o bom de trabalhar com a pessoa autista, com necessidades especiais, com as famílias, porque temos a sensação de acolher a todos. Aqui é uma confraternização, é o nosso Natal. Só temos a agradecer a Deus, Ele sabe que precisamos continuar esse projeto que aquece o coração das famílias”, afirmou.

É o que pensam também os familiares que acompanham as crianças. “Conheci a Tardezinha através de um grupo de mães de crianças especiais. Esta é a primeira vez que venho. Estou gostando muito. Trouxe meus três filhos, um deles é autista, e vamos continuar vindo, se Deus quiser”, disse a dona de casa Dulcinéa Silva de Andrade, mãe de Tales, de dois anos.

“Aqui é uma inclusão. Eu acho muito importante porque na sociedade em que vivemos hoje, é raro encontrar quem queira incluir as crianças especiais. Aqui eu vi uma oportunidade para minhas filhas – uma autista e outra com TDAH. Elas estão se sentindo incluídas de uma forma natural e isso é muito gratificante”, relatou Janine Eulália Pessoa Freira, mãe de Maria Liz e Camile Vitória.

A estudante de Enfermagem Evelyn Rodrigues também elogiou a Tardezinha Inclusiva. “Sou de Santa Rita e acho muito interessante esse projeto. Ajuda muito as crianças com alguma necessidade especial e também aos pais. Eu, como tia de uma criança autista, sei como é valiosa essa iniciativa. Inclusive, eu trouxe minha filha, Eloá, de 5 anos. Ela não tem nenhuma necessidade especial, mas acho importante essa convivência”, pontuou.

Programação – A celebração aconteceu em clima natalino, com a aguardada chegada do Papai Noel e uma programação com diversas atrações. A Turma Tá Blz marcou presença com o DJ Jhony Fernandes, assim como o casal da Disney, Mickey e Minnie.

O evento contou ainda com a apresentação do coral da Unimed e performances artísticas das crianças autistas Ana Beatriz, Luiz Filipe, Anthony e a cantora Clarinha Dias.

Também participaram os palhaços Kika, Baba Baby, as artistas plásticas Tati Colore e Gio Guerra. A Feirinha Inclusiva, com objetos produzidos pelas mães, foi outro atrativo. Houve ainda atendimento odontológico, jogos de tabuleiro, pintura artística, oficina de slime, entre outras atividades.