Ícone do site JBCULTURA

Mostra de Direitos Humanos atrai 150 pessoas em São José

Cláudio Souza


Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

A Prefeitura de São José dos Campos realizou, nesta terça-feira (10), a 1ª Mostra de Direitos Humanos com o objetivo de apresentar os serviços oferecidos para promoção e garantia dos direitos humanos dos moradores da cidade.

O evento, que teve como tema “Você tem direitos aonde quer que vá!”, atraiu cerca de 150 pessoas ao Cefe (Centro de Formação do Educador), em Santana, na região norte.

Estiveram presentes ex-moradores em situação de rua que atualmente moram em abrigos mantidos pela Prefeitura, munícipes atendidos pela assistência social e usuários de demais serviços municipais, além de representantes de OSCs (Organizações da Sociedade Civil) que têm parceria com a Administração municipal e representantes da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

Show: o coral das Casas do Idoso emocionou o público / Foto: PMSJC

Dignidade e cidadania

Feliz com as apresentações culturais, Leonardo Magno, de 34 anos, é um exemplo do apoio social dado pela Prefeitura para que as pessoas tenham seus direitos preservados, com dignidade e cidadania.

Morador de abrigo da Prefeitura há dois meses, ele está reconstruindo sua história de vida após 7 anos morando nas ruas.

“Eventos como este são importantes para mostrar o que a Prefeitura faz por nós. As equipes da Prefeitura me ajudaram muito. Não quero mais voltar para as ruas. Agora, meu objetivo é voltar a estudar e trabalhar”, disse. 

Segurança: Viatura elétrica da GCM também abrilhantou o evento / Foto: PMSJC

Atrações

Quem compareceu ao Cefe para a 1ª Mostra de Direitos Humanos acompanhou diversas atrações que divertiram e emocionaram.

As equipes da Arca (Abordagem Especializada de Crianças e Adolescentes em Situação de Rua), que atuam no enfrentamento ao trabalho infantil, apresentaram peça teatral sobre o tema.

Também teve apresentações culturais de frequentadores das Casas do Idoso, com o Coral das 4 Casas e dança cigana. Já a Fundação Cultural Cassiano Ricardo exibiu um número de sapateado.

Munícipes atendidos pela Asin (Associação Síndrome de Down), parceira da Prefeitura, apresentaram coreografias e danças que emocionaram o público.

Durante o evento, ficaram expostas viaturas das rondas sociais para apoio e acolhimento às pessoas em situação de rua (Secretaria de Apoio Social ao Cidadão) e do programa Maria da Penha (Secretaria de Proteção ao Cidadão).


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Sair da versão mobile