Ícone do site JBCULTURA

Prefeitura de João Pessoa recebe prêmio ‘Selo Mérito’ pelo trabalho social na Comunidade Quilombola de Paratibe

“Receber o prêmio Selo de Mérito na categoria trabalho social é um reconhecimento ao trabalho feito pela Prefeitura para reduzir o déficit habitacional, oferecendo uma moradia digna para as famílias que precisam”. A afirmação é da secretária de Habitação Social de João Pessoa, Socorro Gadelha, ao receber a comenda durante o encerramento do 71º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social. O evento aconteceu em Curitiba, no Paraná, nesta sexta-feira (6), e reuniu secretários de habitação e representantes de companhias habitacionais de todo o Brasil.

Essa é a terceira vez, na atual gestão do prefeito Cícero Lucena, que a Secretaria de Habitação Social (Semhab) recebe o ‘Selo de Mérito’. Em 2023, a Prefeitura de João Pessoa conquistou o prêmio pelo alcance social do programa ‘Cuidar do Lar’ e pelo projeto de construção do Residencial Hélio da Silva (Residencial Quilombola). Agora, a gestão municipal recebe novamente o prêmio pelo trabalho social desenvolvido pelas secretarias de Habitação e Desenvolvimento Social (Sedes) junto a Comunidade Quilombola de Paratibe.

Socorro Gadelha recebeu o troféu ao lado de Cristiano Silva, que na ocasião representou as famílias quilombolas. “Para nós é gratificante saber que estamos no caminho certo e que o programa habitacional da Prefeitura de João Pessoa hoje é referência e um exemplo para as demais secretarias e companhias de habitação de interesse social espalhadas pelo Brasil”, comentou.

A premiação é realizada anualmente pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC) e pelo Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano (FNSHDU). Este ano, o evento teve como tema ‘Tecnologia, inovação e sustentabilidade’.

Residencial – O projeto habitacional do Residencial Hélio Miguel da Silva vai beneficiar 80 famílias quilombolas e está sendo executado com recursos próprios da Prefeitura de João Pessoa.

“O residencial já rendeu dois prêmios, um ano passado e agora pelo trabalho social, o que é  muito gratificante. Já o programa ‘Cuidar do Lar’ foi premiado ano passado e atende famílias que vivem em moradia precária. Nós fazemos a recuperação do imóvel sem nenhum custo, devolvendo a habitabilidade e o conforto que essas famílias precisam para ter uma boa qualidade de vida. Uma proposta que está servindo de modelo para outros projetos em vários municípios brasileiros que investem em programas habitacionais”, ressaltou Socorro Gadelha.

Sair da versão mobile