Ícone do site JBCULTURA

Indústria registra segundo maior aumento de empregos na cidade

José Roberto Amaral


Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

Os bons números na geração de empregos com carteira assinada em São José dos Campos em 2024 também refletiram positivamente no setor industrial.

Entre janeiro e outubro deste ano, o saldo de postos de trabalho chegou a 9.916. Desse total, 1.723 empregos foram gerados na indústria. O setor superou a Construção, saldo de 1.000 vagas, e o Comércio, com 959 empregos formais.

O ranking de empregos em São José dos Campos é liderado pelo setor de Serviços, com 6.222 vagas de saldo em 2024. Os dados são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho e Emprego.

Na avaliação de técnicos da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico, o crescimento de vagas na Indústria é uma excelente notícia em razão do perfil do setor.

Além de pagar melhores salários, o emprego industrial oferece benefícios importantes como plano de saúde, transporte, vale alimentação, além da maior possibilidade de ascensão profissional e crescimento na carreira.

Na opinião de Alexandra Gioso, diretora regional do CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), as maiores oportunidades de emprego na indústria também refletem o crescimento econômico do país.

“Acreditamos que a alta na geração de empregos na indústria, tanto em São José dos Campos, quanto em todo o Estado de São Paulo, é reflexo do bom desempenho dos segmentos de bens de consumo duráveis e bens de capital. Isso se deve à expansão da renda das famílias e também a maior oferta de crédito”, afirmou.

Indústria aeronáutica

De acordo com dados do Caged, entre os 1.723 empregos criados na indústria em 2024, o segmento da aeronáutica é o grande destaque na contratação de profissionais com saldo de 942 empregos – 55% do total.

Além da Embraer, que anunciou em abril investimentos de R$ 2 bilhões, São José dos Campos foi escolhida pela Boeing para sediar seu Centro de Engenharia e Tecnologia no Brasil, dentro de um programa que prevê a ampliação de investimentos da companhia americana no Brasil.

Além do setor aeronáutico, também aparecem como principais geradores de emprego industrial, entre outros, a fabricação de veículos, com saldo de 210 postos de trabalho, a produção de borracha e material plástico, 195 vagas, a manutenção e instalação de máquinas e equipamentos, 142 vagas, produtos alimentícios, 117 postos, e a produção química, com saldo de 110 empregos.

Ainda de acordo com o Caged, o estoque de empregos no setor industrial em São José atualmente é de 39.467 trabalhadores com carteira assinada. A quantidade total de empregos formais na cidade é de 207.610 empregos.

Correção

Diferentemente do publicado no último dia 27 de novembro, São José dos Campos registrou saldo positivo de 9.916 empregos com carteira assinada de janeiro a dezembro de 2024, de acordo com o Caged.

O saldo de 8.537 empregos formais informado se refere aos últimos 12 meses, entre novembro de 2023 e outubro de 2024. Em outubro, último dado mensal divulgado pelo Caged, o saldo positivo foi de 1.164 empregos com carteira assinada. Foi o décimo mês consecutivo de saldo positivo. 


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

Sair da versão mobile