Ícone do site JBCULTURA

Encantada comemora 1 ano com exposição feita por alunos

Lucas Brito


Secretaria de Educação e Cidadania

Colaboração do estagiário Rodrigo de Almeida

A Encantada – Casa de Santos Dumont completou 1 ano desde que foi aberta ao público nesta sexta-feira (22). Neste período, mais de 20.000 pessoas já conheceram a réplica da residência original que foi o lar do pai da aviação em Petrópolis (RJ), entre 1918 e 1932.

Em comemoração ao aniversário, a Casa ganhou de presente uma exposição feita por alunos do Cedin Maria Aparecida Segolin de Rezende, localizado no bairro Pinheirinho dos Palmares, região sudeste da cidade.


14 Bis feito em papelão pelas crianças é um dos destaques da exposição | Foto: PMSJC

A iniciativa partiu do interesse despertado nas crianças do Pré II pela aviação, que começou com a curiosidade ao observarem aviões sobrevoando a escola.

“Elas ficam muito animadas quando estão brincando no parque e passa um avião, dão tchau, vibram eufóricas. E aí surgem perguntas como ‘de onde vêm os aviões’, ‘como eles voam’, e nós exploramos isso em sala de aula ensinando sobre Santos Dumont”, explica a professora Aline Fernanda.

De aviões em papel até modelos de 14 Bis feitos em papelão, os pequenos deram asas à imaginação e confeccionaram os desenhos e objetos que compõem a mostra, que ficará disponível para os visitantes até o dia 29 deste mês.

Os artistas e engenheiros mirins foram até a Encantada para ver em primeira mão o resultado do projeto, e não esconderam a alegria.

“Fiquei muito feliz em ver meu desenho aqui. Espero que as pessoas gostem e achem bonito!”, disse Kaue Miguel Pereira, de 5 anos.

“A Casa é muito bonita e agora está ainda mais com tudo isso que a gente trouxe pra ela”, contou Evelyn de Oliveira, de 6 anos.


Kaue, Evelyn e a professora Aline | Foto: PMSJC

Sobre a Casa

Situada dentro do Parque Santos Dumont, na região central da cidade, a Encantada foi realizada pela ABCAer em parceria com o DCTA e a Petrobras entre 2006 e 2012, sendo revitalizada pela Prefeitura em 2023 para receber a população.

Desde a fachada até o telhado, cada detalhe passou por restauração e pintura para a preservação do patrimônio histórico e cultural.

O chalé, em estilo alpino, reflete a personalidade do pioneiro. No interior, é possível encontrar um acervo que inclui o famoso chapéu Panamá, livros, cartas, fotografias e mobiliário, muitos dos quais foram projetados pelo próprio Santos Dumont, além de invenções como o chuveiro no quarto de dormir e escadas cujos degraus têm a forma de raquetes.

O espaço possibilita uma experiência educativa e imersiva, repleta de descobertas e histórias, promovendo ainda atividades e oficinas para todas as idades.

Com entrada gratuita e visita monitorada, o funcionamento é de terça a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30. O endereço do Parque Santos Dumont é Rua Prudente Meireles de Morais, 1000, Vila Ady Anna. Mais informações pelo telefone (12) 3912-3218.


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Educação e Cidadania

Sair da versão mobile