JBCULTURA

NOTÍCIAS, JOGOS AO VIVO E PALPITES DE FUTEBOL

Radar: Núcleo de Inteligência e Sustentabilidade do IFSP celebra um ano de atividades – IFSP

Com atuação multidisciplinar, servidores de diferentes campi estão produzindo e disseminando conhecimento para a tomada de decisões estratégicas

Para celebrar um ano de sua implantação, o Núcleo de Inteligência e Sustentabilidade (NIS) do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) apresenta a toda a comunidade e parceiros sua atuação na tomada de decisões estratégicas da instituição.

O núcleo
Regulamentado em outubro de 2023, por meio da Portaria nº 5235/IFSP, o Núcleo de Inteligência e Sustentabilidade é um setor vinculado à Diretoria de Desenvolvimento Institucional (DDI-PRD) e tem cinco principais objetivos:
I – Disseminar o conhecimento sobre métricas de desempenho;
II – Aprimorar as métricas de desempenho para a tomada de decisões estratégicas;
III – Assegurar a qualidade e a exatidão dos dados estratégicos;
IV – Contribuir para a interação entre a comunidade acadêmica do IFSP e a sociedade; e
V- Acompanhar as comparações de desempenho regionais, nacionais e internacionais.

Por meio do gerenciamento de bases de dados e da padronização destes, também pela análise de métricas e indicadores para fins específicos, o NIS tem produzido conhecimento a ser utilizado para a tomada de decisões de gestão e atuado na disseminação do conhecimento para toda a sociedade. São diversos projetos em andamento, como estudos sobre evasão escolar, por exemplo, e a criação de painéis e publicações para visualização de dados estratégicos.

Conforme explica o diretor de Desenvolvimento Institucional do IFSP, Flavio Kyoshi Saito, o trabalho do núcleo se concentra em duas frentes: desenvolvimento de recursos e desenvolvimento de competências. O desenvolvimento de recursos consiste na criação de materiais visuais, como paineis e notas técnicas, que apresentam dados e análises de forma clara e objetiva. Já o desenvolvimento de competências envolve a realização de capacitações e a participação em eventos para que os servidores possam utilizar as ferramentas e os dados disponíveis de forma eficiente.

Projetos
Os projetos desenvolvidos pelo NIS podem atender tanto a uma visão mais ampla da instituição quanto à uma necessidade específica de um campus. Um dos paineis bastante conhecido é o de remoção, que permite aos servidores visualizarem as oportunidades de mudança de campus de forma interativa. “Esse painel é um excelente exemplo de como os dados podem ser utilizados de forma prática e engajadora”, aponta o professor de Geografia, Aurélio Bandeira Amaro, que está desenvolvendo atividades no núcleo desde o começo deste ano.

Também proporcionando conhecimento na área de gestão de pessoal, foi construído um painel sobre a qualidade de vida dos servidores, com informações sobre saúde e bem-estar. Junto e por meio dele foi redigida uma nota técnica que analisa os dados e sugere ações para melhoria das ações na área.

O professor Aurélio conta que também está participando da construção de um novo painel sobre sustentabilidade, que mostrará as emissões de carbono, o consumo de água e energia de todo IFSP. “Essa iniciativa é fundamental para que possamos tomar decisões mais conscientes e tornar o IFSP cada vez mais sustentável”, ressalta ele.

Na área de Ensino, um dos projetos em andamento é a construção de indicadores de aderência de cursos, coordenado pela professora de Sociologia, Juliana Basílio. Ela conta que estão sendo desenvolvidos três indicadores principais: sistemas de ensino locais, esforço docente e evasão, com o uso de dados do próprio IFSP, oriundos do Suap, e de outras fontes como o IBGE e a Sead. Essas informações são codificadas e analisadas utilizando técnicas estatísticas, para compreender a dinâmica da circulação de estudantes e docentes no Instituto, comparando-o com outras instituições de ensino do Estado de São Paulo.

“A verticalização do nosso sistema educacional exige uma análise integrada da educação básica e superior, o que é uma novidade e um desafio que estamos superando com sucesso”, destaca a professora. Essa iniciativa inovadora tem sido possível por meio da equipe multidisciplinar do núcleo, que reúne servidores de diversas áreas para atuar de forma colaborativa nos projetos.

Conhecimento colaborativo
O núcleo é composto por servidores do IFSP, tanto da reitoria quanto dos campi, sendo alguns vinculados diretamente ao NIS e outros que desenvolvem projetos institucionais. Esses projetos possuem resultados esperados e prazos definidos, e os servidores envolvidos podem estar lotados em diferentes unidades do Instituto.

Do mesmo modo, as atividades desenvolvidas no núcleo não se restringem à reitoria e à gestão. Atualmente, diversos campi já estão envolvidos nas atividades do NIS, como Boituva, Catanduva, Itapetininga, São Paulo, Sorocaba, Suzano e Votuporanga. “Qualquer servidor interessado em participar das atividades pode verificar a possibilidade de institucionalizar um projeto, independentemente de sua área de atuação”, ressalta o coordenador do núcleo, André Alfonso Peixoto.

Perspectivas
A ideia de criar o Núcleo de Inovação e Sustentabilidade surgiu no segundo semestre de 2020, relata o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Bruno Luz, a partir de conversas com os diretores dos campi, identificamos a necessidade de uma tomada de decisão mais embasada em dados.

“O objetivo principal do NIS era promover uma eficiência analítica na instituição, utilizando os dados históricos para embasar as decisões dos gestores e otimizar a gestão institucional”, relembra. Atualmente, o núcleo segue recebendo demandas dos campi e da reitoria, e a participação dos servidores em projetos institucionais tem sido fundamental para o sucesso das atividades, aponta Bruno.

Uma das próximas etapas será o acompanhamento dos cursos indicados no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2024-2029, utilizando os recursos do NIS. “A integração entre o entre o núcleo, o PDI e o relatório de gestão permitirá um acompanhamento mais preciso das metas institucionais e a identificação de oportunidades para ajustes e correções de rota”, afirma o pró-reitor.

Saiba mais
Para conhecer melhor as atividades desenvolvidas no Núcleo de Inteligência e Sustentabilidade (NIS) do IFSP, bem como fazer parte da equipe e/ou desenvolver um projeto institucional, confira a página Monitoramento Institucional. Para entrar em contato, envie e-mail para