JBCULTURA

NOTÍCIAS, JOGOS AO VIVO E PALPITES DE FUTEBOL

Prefeitura reforça zeladoria com ações diárias para manter cidade limpa e iluminada – CGNotícias

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep), está intensificando as ações de zeladoria na capital. Todos os dias, equipes se dedicam à limpeza urbana, incluindo varrição, capina manual, roçada mecanizada e manutenção da iluminação pública, com a substituição de lâmpadas em diversas ruas e avenidas. Essas medidas visam melhorar a qualidade de vida e garantir mais segurança e bem-estar para a população.

Nesta segunda-feira (4), as equipes concentram-se na varrição de áreas como a Avenida Duque de Caxias, Jardim dos Estados, Orla Morena e Centro. Simultaneamente, outros pontos da cidade recebem atenção com os serviços de capina e roçada, abrangendo bairros como o Conjunto União, Santa Emília, Jardim Leblon, Tarumã, Estrela do Sul, Buriti, Caiçara, Jardim Vilas Boas, Jardim TV Morena, Vila Carlota, Vila Nascente, São Marino Park, Chácara Cachoeira, Vila Carvalho, Vila Almeida, Pioneiros, Nova Campo Grande, Jardim Colúmbia, Vila Nasser, Mata do Jacinto e Jardim Centro-Oeste.

O cronograma é diário, e as equipes atuam nas sete regiões da cidade, atendendo bairros, ruas e espaços públicos, como praças e parques.

A limpeza de bueiros também é intensificada neste período, com o objetivo de melhorar o escoamento das águas e reduzir o risco de alagamentos. Mesmo com a previsão de chuvas para esta semana, os serviços de zeladoria continuam em ritmo constante, garantindo que a cidade permaneça organizada e segura para os moradores. Em média, 10 mil bocas de lobo são limpas mensalmente em Campo Grande.

Em outubro, após fortes chuvas na Capital, seis equipes se dedicaram à limpeza, manutenção e reparo de bocas de lobo e bueiros, removendo resíduos como terra, garrafas PET e de vidro, plástico e folhas de árvores, em mais de 3 mil pontos.

A Sisep também realiza mutirões de limpeza nas áreas mais críticas da cidade. Um exemplo são as ações recorrentes nas margens da Avenida Ernesto Geisel, próximas ao Córrego Anhanduí. Em 2023, foram retiradas 400 toneladas de lixo desse local e, neste ano, na última intervenção daquele ponto, cerca de 35 caminhões transportaram resíduos e entulhos, resultado de esforços contínuos para evitar o acúmulo de lixo e preservar a região.

A troca de lâmpadas nos mais de 140 mil postes de Campo Grande também é realizada rotineiramente, com uma média de seis mil trocas por mês. Isso garante iluminação pública eficaz e segurança para a população.

O cronograma de limpeza e substituição de lâmpadas é elaborado com base nas solicitações recebidas pelo telefone 156 e pela plataforma Fala CG, que registra as demandas e direciona os pedidos diretamente à secretaria, para atendimento.

Essas ações demonstram o compromisso da Prefeitura Municipal, em promover uma Campo Grande mais limpa, organizada e sustentável, contribuindo para a qualidade de vida da população e a preservação dos espaços públicos.

#ParaTodosVerem A matéria possui duas imagens. A foto de capa mostra trabalhadores realizando o serviço de varrição. A imagem no corpo do texto mostra equipes fazendo a poda de grama.