Como parte da campanha “Outubro Rosa”, mês de prevenção da saúde da mulher, a Secretaria Municipal de Saúde promoverá neste sábado, dia 19, um mutirão de preventivo, também conhecido como Papanicolau, exame ginecológico que permite a detecção precoce do câncer no colo do útero.
Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Ubatuba estarão abertas para a coleta do exame das 14h às 20h. A iniciativa é voltada para as mulheres que já iniciaram a vida sexual.
A recomendação para a realização do exame é apresentar um documento com foto, evitar relações sexuais 48h antes do exame e não usar duchas ou cremes vaginais nos dois dias que antecedem o preventivo.
A Secretaria de Saúde ressalta que o exame é simples e rápido e a recomendação é para que seja realizado anualmente, ou conforme orientação do médico ginecologista.
“O Dia D da campanha busca este ano oferecer um horário diferenciado para oportunizar as mulheres que trabalham em horário comercial e ampliar o acesso de todas aos exames preventivos”, explicou a secretária de Saúde, Simone Brito.
Servidoras da Prefeitura de Ubatuba
O “Dia D” da campanha Outubro Rosa também contará com um evento exclusivo para as servidoras da Prefeitura de Ubatuba.
A ação será realizada também neste sábado (19), das 14h às 20h, no Centro de Especialidades Médicas, mais conhecido como Postão da Rio Grande do Sul, no centro.
Além da realização do Papanicolau, as servidoras poderão realizar testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B e C, além de participar de palestras e atividades de lazer e beleza.
Exame Preventivo
Vale destacar que o preventivo é um exame ginecológico que avalia o colo do útero, verificando se há alterações ou sinais que indiquem células cancerígenas, infecções vaginais ou infecções sexualmente transmissíveis, entre outras doenças que podem colocar em risco a saúde da mulher.