Museu Histórico da Cidade inaugura duas mostras no próximo sábado – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro
O Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro, na Gávea, inaugura duas novas mostras no próximo sábado (19/10), às 11h. A primeira delas é a exposição “Giras na Terra, Giras no Mar”, que vai apresentar 12 obras da artista visual Luanda, com curadoria da historiadora da arte Fernanda Pequeno. As peças vão ocupar o primeiro e o segundo andares do pavilhão de exposições do equipamento urbano, mantido pela Prefeitura do Rio e gerido pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC).
Já a coletiva “O Mistério das Coisas por Baixo das Pedras e dos Seres” reúne 36 artistas, desde nomes consolidados, como Athos Bulcão e Nuno Ramos, até novos talentos que vêm se destacando no cenário da arte contemporânea. A curadoria é de Fabricio Faccio, e a coleção ocupará o terceiro andar do pavilhão de exposições.
As duas mostras permanecerão em cartaz até 5 de janeiro de 2025, com visitação gratuita e livre para todos os públicos, de terça-feira a domingo, das 9h às 16h.
“Giras na Terra, Giras no Mar”
A mostra “Giras na Terra, Giras no Mar”, realizada pelo Ateliê Terreiro, exibirá séries de pintura e cerâmica nas quais a artista Luanda incorpora arte, história e religiosidades de matriz africana. Na primeira galeria, nomeada “Núcleo Terra”, serão dispostos objetos de cerâmica. Já a segunda galeria vai reunir pinturas azuis de grande formato e recebeu o nome de “Núcleo Mar”.
Parte de um movimento por uma arte decolonial, Luanda, que soma mais de 20 anos de atuação em artes, aponta para uma prática de arte contemporânea em estreita relação com a ancestral cultura de Terreiro de Umbanda. Na abertura da mostra, haverá performance da artista em colaboração com a comunidade de terreiro de Umbanda Tenda do Junco Verde. Também está programada uma roda com cânticos de Caboclos e Pretos Velhos.
“O Mistério das Coisas por Baixo das Pedras e dos Seres”
Já a exposição “O Mistério das Coisas por Baixo das Pedras e dos Seres” explora a relação entre arte e natureza, propondo uma reflexão sobre a conexão entre o humano e o não-humano e sobre como as práticas artísticas podem ser usadas para repensar o futuro do planeta.
Serão expostos trabalhos de Aiyon Chung, Alexandre Pinheiro, Aline Mac Cord, Ana Holck, Ana Miguel, Athos Bulcão, Bernardo Liu, Carlos Zilio, Carolina Kasting, Cela Luz, Diogo Santos, Duda Moraes, FOGO, Galvão, Jade Marra, Jeane Terra, Jorge Cupim, Lourdes Barreto, Luis Moquenco, Luiz Eduardo Rayol, Luiza Donner, Marcelo Jou, Maria Gabriela Rodrigues, Matheus Mestiço, Matheus Ribs, Mirela Cabral, Nuno Ramos, Paulo Agi, Pedro Varela, Rena Machado, Ruan D’Ornellas, Thales Pomb, Vera Schueler, Vinícius Carvas, Willy Chung e Zilah Garcia.
Como parte da programação de abertura da mostra, às 14h, a artista Carolina Kasting apresentará a performance “Amar-u: corpo-expandido ciborgue”.
Abertura das exposições:
“Giras na Terra, Giras no Mar” e “O Mistério das Coisas por Baixo das Pedras e dos Seres”
Local: Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro
Endereço: Estrada Santa Marinha s/n.º , Gávea – Rio de Janeiro
Data da abertura: 19/10 (sábado), às 11h
Período de visitação: De 19/10/24 a 5/1/25
Horário: De terça-feira a domingo, das 9h às 16h
Entrada: Gratuita | Classificação livre