Ícone do site JBCULTURA

Com investimento do Governo de MS, Semana pra Dança retorna com grandes espetáculos – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

De 30 de setembro a 6 de outubro, a dança vai tomar conta de Campo Grande, com apresentações em teatros, praças, escolas e shoppings, durante a Semana pra Dança 2024. O evento é realizado pela Associação Arado Cultural e Colegiado Estadual de Dança de Mato Grosso do Sul, com investimento do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul) e Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura).

A Semana pra Dança retoma as atividades alusivas ao Dia Internacional da Dança (29 de abril), celebrando com apresentações de artistas, grupos e companhias de MS e do Brasil, além de atividades formativas, oficinas, mediações artísticas e bate-papos após os espetáculos. O objetivo é difundir a dança em suas diversas formas de manifestação, atendendo aos anseios da classe artística e dos diferentes públicos.

“O retorno da Semana pra Dança é uma conquista importante para a cultura do nosso estado. Este evento celebra a riqueza e diversidade da dança, proporcionando momentos de aprendizagem e intercâmbio cultural. Estamos empenhados em apoiar e valorizar os artistas locais, oferecendo uma plataforma para que suas vozes e movimentos alcancem novos públicos,” afirma o secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda.

“Com a ‘Semana pra Dança 2024’, visamos fomentar o desenvolvimento das artes cênicas; promover e valorizar o encontro do público com a arte da dança no Estado do Mato Grosso do Sul, através de uma programação artística reveladora da expressão cênica estadual; propiciar o intercâmbio de artistas e a formação de plateia e de espectadores em ambientes cênicos convencionais ou não”, destaca Eduardo Mendes, diretor-presidente da FCMS.

A FCMS realiza a Semana pra Dança desde 2007, com uma programação que envolve diversas atividades para aproximar a dança do seu público. O evento não é realizado há mais de cinco anos, sendo a última edição (12ª) em 2018. A pandemia foi um dos fatores que prejudicaram sua continuidade, impossibilitando a realização de pelo menos três edições.

Nesta retomada, a Arado Cultural, uma organização da sociedade civil com mais de 10 anos de experiência em produção cultural, especialmente de dança, foi indicada pela categoria para executar o evento. A Arado é responsável pelos principais festivais de dança de Mato Grosso do Sul, com reconhecimento de financiadores como FIC-MS (Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do SUl), FMIC (Fundo Municipal de Investimentos Culturais de Campo Grande), Funarte (Fundação Nacional de Artes) e Iberescena, com o Fundo de Apoio para as Artes Cênicas Ibero-Americanas.

O Colegiado Estadual de Dança de Mato Grosso do Sul comemora o retorno do evento e reforça sua importância para a classe. “A Semana pra Dança é resultado de uma luta da classe por valorização, visibilidade e formação de público. Nas edições anteriores, o evento mobilizou com grande êxito a classe e a cidade através de intercâmbios, espetáculos e momentos formativos, reafirmando a dança como uma potência que representa o corpo político e social”.

Cia de Dança do Pantanal fará a abertura do evento

A Cia de Dança do Pantanal, de Corumbá, foi escolhida para abrir o evento em votação realizada pelo Colegiado Estadual de Dança. Para Marcia Rolon, fundadora do Moinho Cultural e diretora artística da companhia, ser escolhida pelo Colegiado é um reconhecimento importante. “Esse reconhecimento vem como um abraço, que nos impulsiona a continuar buscando nossos objetivos. Estar na abertura deste evento, que é uma semana dedicada à dança do nosso estado, é um presente que recebemos com muito cuidado e orgulho”, afirma Marcia.

Inscrições para artistas, grupos e companhias de dança até 10 de agosto

A Semana pra Dança está com inscrições abertas para artistas independentes, grupos, companhias ou coletivos artísticos de dança atuantes em MS que desejam participar do evento com apresentações e oficinas. Os interessados podem inscrever coreografias, espetáculos ou intervenções acompanhados de oficinas.

A Arado Cultural lançou um edital de seleção com todas as informações aos interessados. As inscrições devem ser realizadas por este link até 10 de agosto. A seleção será feita por uma Comissão de Seleção indicada pelo Colegiado Estadual de Dança e FCMS, e os selecionados serão anunciados no dia 23 de agosto no Instagram @semanapradanca.

Serviço

O quê: Semana pra Dança 2024
Quando: 30 de setembro a 6 de outubro
Onde: vários pontos de Campo Grande-MS

Mais informações pelas páginas do Instagram da Arado Cultural e da Semana pra Dança.

Lucas Castro, Comunicação Setesc
*com informações da assessoria de imprensa do evento
Fotos: divulgação/Vaca Azul

Sair da versão mobile