JBCULTURA

NOTÍCIAS, JOGOS AO VIVO E PALPITES DE FUTEBOL

Campus Itaquaquecetuba celebra a entrega de novos espaços – IFSP

Cerimônia marcou a inauguração da quadra poliesportiva, do laboratório de Mecânica e da cobertura dos blocos de salas de aula

Descerramento da placa da quadra ‘Paula Ferrari’Festa e emoção marcaram a entrega oficial das obras de melhorias do Campus Itaquaquecetuba do IFSP, na sexta-feira, 19/7. Foram inaugurados a quadra poliesportiva Paula Ferrari, o novo laboratório dos cursos técnicos de Mecânica e Mecatrônica e bacharelado em engenharia mecânica, Enedina Alves Marques, e a cobertura metálica das salas de aula.

Conforme explicou o diretor-geral do campus, Aumir Antunes, essas obras eram essenciais e foram muito aguardadas por todos. “Aqui a gente tem muitas intempéries, chuvas, e, com esses novos espaços, podemos oferecer mais conforto e acolhimento muito grande para a comunidade”, destacou ele.

Para Camilly Vitória Silva, estudante do segundo ano do curso técnico integrado em Mecânica, as obras entregues contribuem tanto para o ensino como também para a convivência entre os alunos: “Estamos usufruindo bastante dos espaços novos, além da cobertura e do laboratório, aguardávamos muito pela entrega da quadra. Eles contribuem para o ensino e para ter mais interação entre alunos e professores”.

Durante a cerimônia, que contou com a presença de autoridades e membros de Itaquaquecetuba e municípios vizinhos, as falas em homenagem à servidora Paula Ferrari emocionaram a todos. Ela esteve presente e atuando ativamente na consolidação do campus desde 2017; faleceu em 2021, decorrente da pandemia de Covid-19. Seu nome foi escolhido pela comunidade para dar nome à quadra poliesportiva.

Outra personalidade importante que dá nome ao laboratório de Mecânica é a engenheira Enedina Alves Marques, que entrou para a história como a primeira mulher a se formar em engenharia no Paraná e a primeira engenheira negra do Brasil. Formada em Engenharia Civil em 1945 pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), entre outras obras, foi a responsável pela usina hidrelétrica Capivari–Cachoeira.

O reitor do IFSP, Silmário Santos, também anunciou a construção de um refeitório estudantil e uma biblioteca, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento — Novo PAC, do governo federal, para a consolidação dos campi do IFSP.

Também durante a cerimônia, foi assinado um termo de cooperação entre o campus e Academia de Letras de Itaquaquecetuba, que proporcionará o aumento de atividades desenvolvidas em parceria entre as duas instituições, tais como cursos e eventos.

 

Confira as fotos: https://flic.kr/s/aHBqjBAVDR