JBCULTURA

NOTÍCIAS, JOGOS AO VIVO E PALPITES DE FUTEBOL

ENTRETENIMENTO

Hospital Municipal Santa Isabel realiza 11 cirurgias de vasectomia no fim de semana

João Pessoa Opera Mais

Hospital Municipal Santa Isabel realiza 11 cirurgias de vasectomia no fim de semana


01/07/2024 |
13:00 |
1

O Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) realizou no final de semana 11 cirurgias de vasectomia, beneficiando pacientes que se encontravam na fila de espera pelo procedimento, feitos através do programa João Pessoa Opera Mais.

A vasectomia, considerado um dos métodos de planejamento familiar mais eficazes na prevenção da gravidez, é oferecida gratuitamente na Rede Municipal de Saúde. No Santa Isabel o procedimento é realizado pelo Serviço de Urologia, que é coordenado pelo médico urologista Rafael Rebouças.

Para ter acesso à cirurgia de vasectomia, o interessado pode procurar diretamente o Hospital Santa Isabel ou se dirigir a uma Unidade de Saúde da Família (USF), que vai agendar a consulta com um urologista no hospital.

Na consulta, o especialista explica todo o procedimento e encaminha o usuário a uma equipe multiprofissional, composta por psicólogos e assistente social, dando entrada nos trâmites para a realização da cirurgia. A vasectomia é um procedimento cirúrgico simples, que dura cerca de 30 minutos e conta com anestesia local e o paciente tem alta no mesmo dia.

Além das cirurgias de vasectomia, o Serviço de Urologia do HMSI realiza procedimentos de grande porte e modernos. “Temos diversas cirurgias de grande porte, que são feitas com técnicas minimamente invasiva, que permitem que os pacientes tratem patologias complexas, mas que permaneçam poucos dias no hospital e se recuperem mais rápido. E são cirurgias super modernas e que já são realizadas rotineiramente no nosso serviço”, informa o médico urologista Rafael Rebouças.