JBCULTURA

NOTÍCIAS, JOGOS AO VIVO E PALPITES DE FUTEBOL

Saúde de Ubatuba recebe prêmio de Boas Práticas em HIV/Aids – Prefeitura Municipal de Ubatuba

Ubatuba foi um dos municípios premiados no Fórum Estadual de Dirigentes de IST/Aids 2024 com o selo bronze em Boas Práticas em HIV/Aids por ter intensificado ações de prevenção e tratamentos contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). O evento aconteceu nos dias 25 e 26 de junho, no Espaço Hakka, em São Paulo.

A Secretaria Municipal de Saúde foi representada pela enfermeira Sheila Barbosa e pela Técnica em Enfermagem, Raquel Moreira, integrantes do corpo técnico do Ambulatório de Infectologia.

“Entre 2022 e 2023, com o apoio e orientações do Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS, percebemos que podíamos melhorar algumas ações no município, entre elas o tratamento pré-exposição contra o HIV, voltado para a população vulnerável. Ao longo do ano fomos incorporando boas práticas, algumas já existiam e foram intensificadas”, explicou Sheila.

Entre as iniciativas aprimoradas constam busca ativa de novos casos, melhoria no acompanhamento dos pacientes faltosos, agilidade no início dos tratamentos, acompanhamento das crianças com exposição a sífilis e reforço no registro de dados e informações, medidas importantes para o desenvolvimento de programas e políticas públicas para o setor.

“Essa premiação incentiva as nossas equipes e seguiremos melhorando cada vez mais os serviços oferecidos na rede pública de saúde de Ubatuba”, finalizou a enfermeira.