JBCULTURA

NOTÍCIAS, JOGOS AO VIVO E PALPITES DE FUTEBOL

Crianças participam da construção da Casa Caiçara – Prefeitura Municipal de Ubatuba

Com os pés amassando barro ou com as mãos moldando as paredes de uma casa de pau a pique, 15 crianças começaram o dia nesta sexta-feira, 21, realizando uma atividade educacional e cultural na Avenida Iperoig, em Ubatuba. Elas participaram da finalização da construção da Vila Caiçara da 101ª Festa de São Pedro Pescador, que ocorrerá de 27 a 30 de junho, na Praça de Eventos.

 

“Para as crianças é uma festa participar de um dia como o de hoje, quando elas podem ver como amassamos o barro e, passo a passo, construímos uma casa”, explicou Rodrigo dos Reis, Chefe de Manutenção da Fundação de Arte e Cultura (Fundart), que esteve presente em todas as etapas da construção da Vila Caiçara, contando também com o apoio do voluntário e morador Marco Antônio Elias.

 

Os estudantes que participaram da ação integram a turma do terceiro ano do Ensino Fundamental da Escola Waldorf Jardim Primavera. “Nós falamos muito sobre essa cultura em sala de aula e, hoje, eles estão tendo a oportunidade de ver de perto algo que vão levar para a vida toda”, comentou o professor Edson Lourenço, que acompanhou a turma, lembrando que a escola participa dessa atividade há anos.

 

A Fundart começou a construção da Vila Caiçara em 7 de junho e deverá concluí-la nesta semana para deixar o local pronto para receber turistas e moradores durante a festividade. A Vila Caiçara foi incorporada à festa centenária em 2013 e é composta por uma casa construída em pau a pique, com fogão a lenha e decoração que remete à estética da cultura caiçara, além de uma capela de São Pedro – em homenagem ao santo e pescador que dá nome ao evento.

 

Próximo a essas construções, haverá o Palco Caiçara, onde diversos grupos culturais, incluindo indígenas, quilombolas e caiçaras, se apresentarão.

 

Clique aqui e confira a programação completa da 101ª Festa de São Pedro Pescador.