FCCR adota iluminação 100% LED e reduz até 47% nas contas
João Paulo Sardinha
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
*Colaborou o estagiário Vinícius Fróes
A Fundação Cultural Cassiano Ricardo concluiu, neste mês, a instalação das lâmpadas LED em todos os seus espaços. A substituição alia tecnologia, economia, sustentabilidade e segurança em um único projeto.
Todos os prédios da FCCR, incluindo a sede, as casas de cultura e os museus, tiveram as lâmpadas trocadas, tanto no interior quanto no exterior. Ao todo, 1.400 lâmpadas convencionais foram substituídas por LED.
A mudança das antigas lâmpadas garante uma economia de até 47% nos gastos com iluminação.
Todos os resíduos coletados foram destinados e descartados de forma inteligente e consciente, sem prejuízo ao meio ambiente.
Benefícios
- Tempo de vida: as lâmpadas LED chegam a ter uma vida útil de 50 mil horas, enquanto as comuns até 7.000. Na prática, isso significa menos trocas de lâmpadas gerando economia.
- Mais iluminação: a tecnologia tem a capacidade de entregar mais luz do que as lâmpadas comuns, pois o LED transforma energia em luz, ao invés de transformar energia em calor.
- Eficiência energética: mais luz é produzida por watt consumido, o que significa menos custo na conta de energia e menos emissão de carbono.
- Economia: além de menos gastos com lâmpadas e manutenção, há redução na conta, como já mencionado. Por exemplo, as lâmpadas de LED proporcionam economia de até 80%. Além disso, uma de suas características é que o produto não queima, apenas perde a intensidade luminosa.
- Menos impacto ambiental: as lâmpadas podem ser recicladas. Além disso, não contêm agentes tóxicos, deixando de emitir poluentes e consumindo menos energia.
MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo