JBCULTURA

NOTÍCIAS, JOGOS AO VIVO E PALPITES DE FUTEBOL

Ampliação da EM Senhor João Alexandre cria mais 90 vagas de Ensino Infantil – Prefeitura Municipal de Ubatuba

O último sábado (15) foi de muita comemoração no bairro do Sesmaria. Além da festa caipira da unidade escolar, a comunidade celebrou a entrega de uma obra muito esperada: a ampliação de três salas, sendo duas de maternal e uma de berçário, que representa um aumento de 90 novas vagas para a Educação Infantil.

A estrutura das salas contém um banheiro com chuveiros, um vaso infantil e um lavatório infantil, além de uma sala para atendimento de berçário, com um banheiro equipado por duas banheiras com chuveiros, trocadores, um vaso infantil e um lavatório. A ampliação ainda conta com uma cozinha, uma lavanderia e um refeitório para atendimento do ensino infantil.

O novo espaço também foi contemplado com instalação de prateleiras na cozinha e despensa, construção de abrigo de gás e nova rede de gás, adequação do banheiro dos maternais com divisória drywall azulejada e portãozinho, alambrado para limitação da área de atendimento da recreação do infantil, execução de canaletas para drenagem das águas pluviais, adequação de um tanque de areia, gramado na área de recreação do infantil, adaptação de entrada exclusiva para o ensino infantil, reforma no calçamento para melhorar a entrada dos pais ao levarem os filhos do infantil pela entrada lateral.

A gestora da unidade, Rosanea Alves Diniz, relembrou o quanto essa entrega foi esperada.  “Essa creche foi um sonho sonhado junto, fazer a ampliação da escola Senhor João Alexandre. Só tenho a agradecer”, vibrou.

Quem também estava entusiasmado com a cerimônia foi o secretário de Educação, José Carlos Firme. “O momento é de alegria, o momento é de comemorar. Nunca se investiu tanto em Educação como nesses últimos anos”, disse. Firme ainda complementou, falando do número de vagas criadas com as ampliações e melhorias nas unidades escolares em Ubatuba, que atingiu 1054. “Não é só um número: são números com vagas de qualidade. Com modernidade. Com salas ampliadas onde os bebês podem ter mais conforto, mais segurança e estarão felizes”, concluiu o secretário.

Revitalização

Há mais de dez anos sem nenhuma melhoria, a escola foi contemplada com uma reforma, entregue em fevereiro de 2022, logo com a retomada das aulas após ensino remoto causado pela Covid-19.

A revitalização contemplou a reforma do telhado, forro do pátio e corredor; colocação de piso em toda a unidade escolar; reforma dos banheiros e cozinha, novo contrapiso e cobertura na entrada da unidade escolar, o novo abrigo de gás e instalação de nova rede de gás, caixa d’água e cerca concertina.

A diretora de Suprimentos e Logística da Secretaria de Educação, Maria Torres do Valle, relembrou o histórico de benefícios empregados à unidade. “A gente fez uma primeira reforma no prédio principal, lá em 2022, contemplando telhado, forro, piso, pintura, instalação de caixa d’água”, elencou.

Entretanto, ainda segundo a diretora, com as obras de ampliação, foi necessário fazer a integração entre a ampliação e o prédio principal. “Essa nova etapa contou com a colocação de alambrado, área de grama, entrada pela rua Fiat, calçada e, aproveitando a oportunidade, foi realizada uma segunda revitalização na unidade, pintura, com  revisão no telhado e, principalmente, a pintura de toda a unidade”, concluiu.