JBCULTURA

NOTÍCIAS, JOGOS AO VIVO E PALPITES DE FUTEBOL

Programa “Secretarias no bairro” estará no Jardim Santa Esmeralda neste sábado (15) – Agência de Notícias



13 de junho de 2024

17:03

Por: Evelyn Azevedo

A ação contará, ainda, com as obras de requalificação asfáltica de dez ruas do bairro por meio do Centro de Aceleração Desenvolvimento e Inovação (CADI)

A Prefeitura de Sorocaba, dá continuidade, neste sábado (15), ao Programa “Secretarias no bairro”. A iniciativa acontece das 8h às 14h e, nesta semana, atenderá ao Jardim Santa Esmeralda, na Zona Norte da cidade, realizando serviços de zeladoria e outras ações de manutenção. Além disso, serão realizadas obras de requalificação asfáltica de dez ruas do bairro que fazem parte do quinto lote, de um total de sete, viabilizadas por meio do Centro de Aceleração Desenvolvimento e Inovação (CADI).

A ação é realizada por meio das secretarias de Serviços Públicos e Obras (Serpo), do Meio Ambiente, Proteção e Bem-estar Animal (Sema), de Governo (Segov), de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Seplan), de Segurança Urbana (Sesu), de Mobilidade (Semob), mais a Urbes – Trânsito e Transportes e o Saae/Sorocaba.

A requalificação asfáltica contemplará as seguintes vias: Rua Américo Telesfo Bovo, Rua Leonel da Fonseca, Rua Matilde Brançam Fernandes, Rua Maximiano Bastos, Rua Professora Vera Aparecida Guariglia dos Santos, Rua Roque Marciano da Cunha, Rua Rosa Castilheiro Ambrozini, Rua Sebastião de Souza, Rua Vitor Cioffi de Luca e Wenceslau Corrêa Lacerda.

Uma das principais atividades será a coleta de inservíveis, com equipes percorrendo os bairros e recolhendo os materiais que podem ser descartados pelos moradores e redirecionados ao destino ambientalmente correto. Somente não são retirados resíduos orgânicos, domésticos e entulho.

Além disso, durante todo o período do programa, a Prefeitura executará serviços de roçagem; capinação em vias; limpeza das áreas públicas; manutenção de playgrounds, academias ao ar livre, praças e parques; manutenção de iluminação pública; sinalização horizontal e vertical nas vias públicas; podas de árvores; manutenção em pontos de ônibus, assim como consertos na rede de água e de esgoto.

Vila Carvalho
As equipes municipais estiveram na Vila Carvalho, bairro localizado na região central da cidade, no último sábado (8), com a iniciativa “Secretarias no bairro”. A força-tarefa da Semob revitalizou 45 placas de sinalização vertical e 300 metros quadrados de sinalização de solo. Ao passo que a Serpo foi responsável pela capinação da Praça Edmundo Valle, Praça Frank Speers, Rua Moacyr Figueira e o entorno da E.M. “Matheus Maylasky”, além da capinação e remoção de entulho do trecho da linha férrea do local.

Na mesma ação, a Sema fez a higienização de 20 contêineres e o recolhimento de inservíveis e resíduos, decorrente da varrição das áreas. Ao passo que o Saae/Sorocaba prestou serviços de rotina, como roçagem das margens do córrego Supiriri, manutenção preventiva de bocas-de-lobo e limpezas na rede de esgoto desse bairro.

Fotos: Marcel Herrera – Secom