JBCULTURA

NOTÍCIAS, JOGOS AO VIVO E PALPITES DE FUTEBOL

Ubatuba libera vacinação contra dengue para crianças de 10 a 14 anos – Prefeitura Municipal de Ubatuba

A Secretaria Municipal de Saúde estendeu a vacinação contra a dengue para a faixa etária de 10 a 14 anos em Ubatuba. A imunização para o novo público-alvo estará disponível a partir da próxima segunda-feira, dia 17, em todas as Unidades Básicas de Saúde.

Inicialmente liberada apenas para crianças de 10 e 11 anos, a baixa adesão da vacina fez a secretaria ampliar a idade de vacinação até o término do estoque enviado ao município.

Ubatuba recebeu 1.505 doses da vacina e iniciou a imunização no dia 8 de maio. De acordo com a Vigilância Epidemiológica (Viep), até esta quarta-feira, dia 12, foram aplicadas 300 doses.

Quem pode tomar a vacina?

Para receber a vacina, a criança ou adolescente não pode ter tido dengue por pelo menos seis meses e deve ser cadastrada na UBS de referência, mais próxima da sua casa, ou apresentar declaração de matrícula atual de uma das escolas do município.

O cronograma de vacinação contra a dengue prevê a aplicação de duas doses da vacina, com um intervalo de três meses. O imunizante reduz o risco de complicações e hospitalizações pela doença causada pelo mosquito Aedes aegypti.