JBCULTURA

NOTÍCIAS, JOGOS AO VIVO E PALPITES DE FUTEBOL

Crianças do Clubinho do Refúgio cuidam das mudas de árvores frutíferas plantadas às margens do córrego Água Vermelha – Agência de Notícias



11 de junho de 2024

15:51

Por: Mariana Campos

Meninos e meninas do Clubinho do Refúgio aprenderam, nesta terça-feira (11), todos os cuidados necessários para a manutenção das dez árvores frutíferas plantadas às margens do córrego Água Vermelha, no Jardim Refúgio. O espaço público ganhou, na semana passada, mudas de jenipapo, uvaia, grumixama, jatobá, jabuticaba, pitanga, sangra d’água e araçá-roxo.

Realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), o plantio com as crianças teve como objetivo promover a arborização urbana, além de sensibilizar os integrantes do Clubinho do Refúgio e os demais moradores do bairro da importância da manutenção das áreas verdes, em especial das áreas de proteção de manancial.

Além de regarem as mudas e aprenderem sobre os cuidados que elas necessitam receber, as crianças identificaram cada árvore com o nome da espécie e, em seguida, aprenderam as características e curiosidades sobre cada uma delas e, em especial, a relação delas com a fauna.

O Clubinho do Refúgio reúne, semanalmente, às terças-feiras, meninos e meninas da Associação Nova Geração, no Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira”. O intuito é promover a conexão das crianças com a natureza, por meio de atividades educativas que utilizam elementos naturais encontrados no parque, como o solo e as plantas, reforçando, assim, a importância da conservação da natureza, além de estreitar as relações sociais e formar agentes multiplicadores das questões ambientais.

Mais informações sobre o Clubinho do Refúgio e outras atividades de Educação Ambiental oferecidas pela Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal podem ser obtidas pelo e-mail: [email protected].