JBCULTURA

NOTÍCIAS, JOGOS AO VIVO E PALPITES DE FUTEBOL

Semana do Meio Ambiente tem arbotrilha e ações sobre fauna

Paula Pessoa


Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

*Colaborou o estagiário Tiago de Paula

A programação da Semana do Meio Ambiente da Prefeitura de São José dos Campos segue com ações educativas até sábado (8), com sensibilização sobre a fauna silvestre na área urbana e trilha ecológica no Parque Santos Dumont. 

Nesta sexta (7) será realizada uma sensibilização para chamar a atenção sobre a travessia de fauna silvestre em ruas e avenidas da área urbana da cidade. A ação será na região oeste, nas vias próximas ao Parque Ribeirão Vermelho, no Urbanova.

A ação acontecerá das 9h às 11h, com o apoio de Agentes de Trânsito e da Guarda Civil Municipal, que também desenvolvem trabalho de conscientização para o trânsito seguro e cuidados com o uso de linhas de pipa, que atingem motoristas e vários animais, sobretudo, na época de férias.

Uma equipe da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade irá distribuir folhetos informativos e orientar o público que circula pela área do Parque Ribeirão Vermelho, alertando sobre a presença dos animais silvestres e a conduta responsável caso sejam encontrados, como: redução de velocidade, mantendo distância segura e sem oferecer alimento.

Confira a programação completa aqui. 

A fauna pede passagem

Foram instaladas seis placas educativas de trânsito – em uma iniciativa piloto – com imagens de animais típicos da fauna local, como o lobo-guará e o ouriço, nas avenidas Possidônio José de Freitas e Maria de Lourdes Friggi.

As placas obedecem a critérios técnicos e têm o objetivo de apontar possíveis pontos de travessias desses animais, que circulam, sobretudo, no final da tarde e à noite, exigindo o olhar atento dos condutores para evitar atropelamento dos animais, danos aos veículos e traumas às pessoas envolvidas. 


Foram instaladas seis placas no entorno do Pq. Ribeirão Vermelho | Foto: Divulgação

O Urbanova, com seus vários condomínios, apresenta fragmentos de vegetação nativa, onde vivem muitos animais silvestres (tatus, teiús, cachorros-do-mato, serpentes, gambás, preás, cutias, lebres, furões, capivaras, além de lobos e ouriços e grande diversidade de aves) e são comuns os avistamentos de animais reportados por moradores, que contribuem para ajudar os órgãos públicos a identificar os locais de passagem.

Trilha no Santos Dumont

No sábado (8), a partir das 8h30, a opção para os munícipes é participar da 1ª Arbotrilha no Parque Santos Dumont, na região central. A iniciativa, promovida pela Prefeitura por meio do programa Arboriza São José, é uma experiência em grupo para troca de informações e curiosidades sobre as árvores da nossa cidade e o benefício que elas proporcionam.

O Parque Santos Dumont está localizado na Avenida Dr. Ademar de Barros, número 947, no Jardim São Dimas. O ponto de encontro será na Portaria B, ao lado do Sesc. 

Para a experiência ser mais agradável é recomendável alguns cuidados para a trilha: uso de calça, tênis ou outro calçado confortável para caminhada; uso de protetor solar e repelente; boné, chapéu ou viseira e levar garrafinha de água para se manter hidratado. Quem quiser participar deve fazer inscrição clicando aqui.


A 1ª edição do Arbotrilha aconteceu em 2023 no Pq da Cidade | Foto: Cláudio Vieira/PMSJC

Serviço

Sensibilização: A fauna pede passagem

Data: 7 de junho (sexta-feira)
Horário: das 9h às 11h
Local: Vias e calçadas próximas à portaria do Parque Ribeirão Vermelho – Urbanova.

 

Arbotrilha no Santos Dumont

Data: 8 de junho (sábado)
Horário: a partir das 8h30
Local: Parque Santos Dumont, que fica na Avenida Dr. Ademar de Barros, 947, no Jardim São Dimas.
Ponto de encontro na Portaria B, ao lado do Sesc. 


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade