JBCULTURA

NOTÍCIAS, JOGOS AO VIVO E PALPITES DE FUTEBOL

ENTRETENIMENTO

Vacinas contra dengue, Covid-19, Influenza e poliomielite são ofertadas pela Prefeitura de João Pessoa

As salas de vacinas e pontos móveis da Rede Municipal de Saúde seguem promovendo ação preventiva com as doses das campanhas contra dengue, Influenza, Covid-19 e poliomielite. Os profissionais de saúde têm realizado busca ativa nas comunidades e ambientes educacionais, principalmente nesse período com maior incidência de chuva e mudanças de temperaturas, que contribui para o aumento de casos de síndrome respiratória aguda grave (Srag) e de vírus respiratórios.

Das campanhas, além das vacinas que protegem contra as síndromes respiratórias (Covid-19 e Influenza), a atenção especial é para proteção contra a paralisia infantil. A mobilização teve início no dia 27 de maio e segue até o dia 14 de junho, com o objetivo de alertar sobre a prevenção e reduzir o risco de reintrodução do poliovírus no país, além de reforçar medidas para a erradicação da doença. Pais e responsáveis devem reforçar a proteção das crianças menores de cinco anos contra a doença.

Influenza – A campanha foi ampliada e o imunizante está disponível a toda população a partir dos seis meses de idade. O alerta e chamamento seguem de forma intensificada principalmente para as pessoas que integram o grupo prioritário, que são aquelas com comorbidades e imunossuprimidas, idosos, gestantes, puérperas e crianças.

Covid-19 – Já a vacina que protege contra Covid-19 entrou na programação vacinal de rotina de crianças a partir de 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias. Para pessoas acima dos 5 anos, as doses são exclusivamente para quem faz parte do grupo prioritário.

Fazem parte desse grupo: pessoas de 60 anos ou mais, vivendo em instituições de longa permanência (ILPI e RI) e seus trabalhadores, pessoas imunocomprometidas, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente, pessoas com comorbidades, pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e pessoas em situação de rua.

Dengue – A vacina é recomendada para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, com o esquema composto por duas doses e intervalo de três meses entre elas.

Caso o usuário tenha contato com a doença antes da vacina, é recomendado aguardar seis meses para o início do esquema vacinal com a vacina dengue (atenuada). Mas se a infecção ocorreu após o início do esquema, não há alteração no intervalo entre D1 e D2, desde que a D2 não seja realizada com o período inferior a 30 dias do início da doença.

Documentação – Para vacinação é importante apresentar um documento oficial com foto ou registro da criança ou adolescente, Cartão do SUS e o cartão ou a caderneta de vacina.

Vacinação domiciliar – Podem solicitar o serviço pessoas acamadas e restritas ao leito, mas é necessário fazer agendamento pelo número (83) 98645-7727. As vacinas são disponibilizadas nos domicílios, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 16h.

Locais de vacinação em João Pessoa nesta segunda-feira (3):

Unidades de Saúde da Família (USFs)

Vacinas de Campanha (Dengue, Covid-19 e Influenza) e de rotina

Horário: 7h às 11h e das 12h às 16h (de segunda a sexta-feira)

*exceção: Alto do Céu II, Cidade Verde e Jardim Planalto.

Policlínicas Municipais

Vacinas de Campanha (Dengue, Covid-19 e Influenza) e de rotina

Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)

Home Center Ferreira Costa

Apenas as vacinas de campanhas contra Influenza e Dengue

Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira)

8h às 16h (sábado)

Shopping Sul

Apenas as vacinas de campanhas contra Influenza e Dengue

Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira)                    

10h às 16h (sábado)

Shopping Tambiá

Apenas as vacinas de campanhas contra Influenza e Dengue

Horário: 12h às 20h (de segunda a sexta-feira)

9h às 16h (sábado)

Vacinação domiciliar

Agendamento: (83) 98645-7727 (apenas Whatsapp)

Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)