JBCULTURA

NOTÍCIAS, JOGOS AO VIVO E PALPITES DE FUTEBOL

Artista Landa Lopes é homenageada em exposição gratuita no Pátio Cianê Shopping a partir de segunda-feira (3) – Agência de Notícias

A exposição “Landa Lopes em sua essência”, com obras da artista visual Ana Maria Reis, nas técnicas de bordado sobre tela e bordado sobre fotografia, entrará em cartaz, nesta segunda-feira (3), no Pátio Cianê Shopping, localizado no Centro. A mostra gratuita, que homenageará a artista Landa Lopes, poderá ser conferida no Bloco B do empreendimento, no Piso 1, até o dia 30 de junho.

Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), com apoio do shopping, a iniciativa tem como objetivo levar a arte sempre para perto da população sorocabana, além de valorizar os artistas locais.

Todas as obras de Ana Maria Reis foram feitas utilizando fotos e poesias de Landa Lopes, que fazem parte do acervo da Prefeitura de Sorocaba. A mostra também contará com peças particulares da família de Landa Lopes.

A poetisa, artista, compositora e pintora Landa Lopes, que completaria 105 anos no dia 10 de junho, nasceu em Mairinque, em 1919, e mudou-se para Sorocaba devido à transferência de emprego de seu pai, que era ferroviário. Em sua carreira como escritora, publicou obras como “As Quatro Volúpias” (1952), “Poemas Para Ler com Música” (1964), “Eu Mutante” (1989) e “Negra” (1999).

Como artista plástica, produziu uma intensa obra na qual as cores sobrepõem às formas. Em 1987, lançou o projeto Poesia Ilustrada, integrando texto e imagens em diferentes trabalhos. Além disso, participou de diversas exposições em São Paulo, Sorocaba e região. Landa Lopes atuou, também, na promoção da cultura sorocabana, no estímulo ao ensino das artes aos jovens e na difusão da poesia visando sensibilizar as pessoas. Faleceu no dia 24 de novembro de 2006.

 

Sobre Ana Maria Reis

Ana Maria Reis reside e trabalha em Sorocaba. Através de técnicas e materiais têxteis diversificados, trafega nas questões de consciência planetária, estruturando processos, poética e materialidade. Atua como pesquisadora têxtil há 40 anos nos questionamentos de natureza, de espaço e de culturas em suas obras, agregando temas relacionados aos valores históricos por acreditar na relevância da arte têxtil e comportamentos humanos.

Durante o percurso e vivências artísticas, atuou paralelamente com o campo educativo por 30 anos. Possui Mestrado em Educação pela Universidade de Sorocaba (Uniso), Pós-graduação em Estatística pela USP (Universidade de São Paulo) e, atualmente, pesquisa a relação do bordado nos movimentos de fortalecimento dos coletivos no curso de pós-graduação em Bordado na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Expõe suas obras há 20 anos focando a divulgação da linguagem têxtil para o conhecimento em vários seguimentos dos campos das artes visuais. Participou dos Festivais de Arte Têxtil – Fibra de Artista (RS), com exposição individual e coletiva; exposição ALESP; Projeto “Ô de Casas” (com Mônica Salmaso); e exposições com os coletivos Grupo Matilha e Teia Movimento de Arte. Em 2020, teve sua obra “Quando o Sol Nascer” classificada na Pré Bienal WTA (Word Textile Art), no Chile, e selecionada pelo Comitê Organizador da XI Bienal Internacional de Arte Beijing, 11th LB Fiberart, na exposição de arte têxtil em Pequim, na China.

“Landa Lopes em sua essência” poderá ser conferida de segunda a sábado, das 10h às 22h, e, aos domingos, das 12h às 20h, até o dia 30 de junho. O Pátio Cianê Shopping está localizado na Avenida Afonso Vergueiro, 823, no Centro, ao lado do Terminal Santo Antônio.