JBCULTURA

NOTÍCIAS, JOGOS AO VIVO E PALPITES DE FUTEBOL

Prefeitura entrega iluminação em campo de futebol do Bairro Portal Caiobá – CGNotícias

Mais um campo de futebol foi contemplado com iluminação para incentivar o esporte e o lazer em Campo Grande, desta vez no Bairro Portal Caiobá, Região Urbana do Anhanduizinho. Ao todo, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep) realizou a instalação de 8 postes e 32 luminárias de LED no Campo de Futebol utilizado pela população da região.

“Essa é mais uma região sendo transformada com um ambiente de lazer, onde as pessoas possam usar para a prática esportiva e social. Investir em qualidade de vida também é investir em saúde, além de que, o esporte é um excelente agente transformador social para jovens e crianças”, apontou Maicon Luiz Mommad, diretor-presidente da Fundação Municipal do Esporte (Funesp).

Segundo Sebastião da Horta, presidente da Associação dos Moradores de Portal Caiobá, o campo de futebol é utilizado para campeonatos e práticas esportivas de modo geral, já que também conta com pista de caminhada. “A quadra iluminada contempla em si mais de 6 mil moradores que moram próxima a ela e seu entorno, além dos bairros vizinhos que com certeza, a partir de agora vão se deslocar para usufruir desse bem. Aqui era extremamente escuro à noite, nem mesmo as luzes dos postes davam conta de alguma visibilidade, impossível de praticar qualquer coisa no período noturno. Estamos muito gratos. ”

O campo de futebol também é utilizado para campeonatos interbairros, reunindo moradores do Tijuca, Santa Celina e Vila Fernanda. Eduardo Oliveira da Silva, 27 anos, é um dos moradores que sempre organiza jogos amadores com os amigos. “Sempre quando é possível, eu e amigos viemos para cá jogar futebol, por lazer mesmo. Trabalhamos tanto, o dia todo, e a nossa maior paixão, com certeza são os encontros e com partidas onde geralmente disputamos por refrigerantes. Já está se tornando uma tradição nossa. E agora com esse belezura de iluminação, com certeza vamos desfrutar ainda mais desses encontros”, disse o autônomo.

Moradora do bairro há 30 anos, Rosiana Correia de Lima é avó de três netos e agora diz se sentir segura com a iluminação para a garotada poder usar a quadra quando chegar da escola no fim do dia. “A iluminação nos traz segurança. Aqui era muito escuro à noite e ainda assim, não era empecilho nenhum para eles quererem vir jogar futebol. Agora estão todos faceiros, um deles, de 16 anos, tem o sonho de jogar profissionalmente”, compartilhou a aposentada.

“Vamos utilizar muito esse espaço agora, creio que vamos fazer muitos campeonatos, já que antes era inviável para o período noturno. Aqui no Caiobá o futebol é a paixão do comunidade, esse campo vive ocupado pela garotada e pessoas de todas as idades. Eu mesmo cresci jogando e essa paixão nunca deixou de existir, é muito legal o poder público entender o esporte não somente como uma prática, mas também contribui com nossas boas emoções e amizades”, apontou o porteiro William de Souza Viera, morador da região.

Entre os vários benefícios das lâmpadas de Led, está a eficiência energética pelo fato de produzir mais luz (lumens) por watt consumido, levando à economia de energia, de 50% a 80%, quando comparado a tecnologias tradicionais, resultando na redução de custo e de emissão de carbono. Além disso, as lâmpadas de Led oferecem segurança e visibilidade superior nos ambientes, bem como reduzem a poluição visual. O tempo de vida das luminárias de Led é estimado em até cem mil horas uso, gerando uma durabilidade maior.

Nas sete regiões urbanas de Campo Grande, em 2023 a Sisep fez a instalação de 14.225 luminárias de Led. No mesmo ano, foram realizados 72.944 serviços como troca de lâmpadas, manutenção e reparos nas luminárias, demandas recebidas pelos canais 156 e plataforma Fala CG, e também os que foram encaminhados diretamente à Sisep.