JBCULTURA

NOTÍCIAS, JOGOS AO VIVO E PALPITES DE FUTEBOL

Com apoio da Prefeitura, Festa de São Benedito promove resgate histórico e termina com jogo tradicional de ‘terrão’ – CGNotícias

Com apoio da Prefeitura de Campo Grande, a 105ª Festa de São Benedito da Comunidade Quilombola Tia Eva encerrou nesse domingo (19) com disputa final do torneio de futebol “terrão”. As festividades duraram dez dias com diversas ações e atrações culturais.

A disputa, que é tradição na comunidade, ocorreu entre os times Arena Mega Stands e União Tia Eva. A prefeita Adriane esteve no local e entregou o troféu de 1º colocado ao time vencedor: Arena.

“Eva Maria de Jesus foi uma grande mulher. Merece o nosso respeito. A história da Tia Eva impacta a história de Campo Grande e essas memórias precisavam ser resgatadas. A Prefeitura realizou um trabalho fantástico no centenário de Campo Grande, para que os descendentes da comunidade tivessem mais informações sobre a história da tia Eva”, destacou a chefe do Executivo Municipal.

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, vai instalar a iluminação no campo de futebol da comunidade. A medida atende pedido da comunidade, representada no ato pelo tataraneto da Tia Eva e presidente da Associação Beneficente dos Descendentes da Tia Eva, Ronaldo Jeferson da Silva.

O evento cujo objetivo foi celebrar a vida e a história de Eva Maria de Jesus, além de renovar os votos de fé de São Benedito, contou com Missas de abertura e encerramento, novena, hasteamento da bandeira, procissão, além de bailes, torneio de futebol e almoço de encerramento.

“Esse evento faz parte do calendário anual de festividades e celebrações de Campo Grande e simboliza uma das maiores manifestações de resistência e fé de nossa população. Para o município, apoiar a realização desta grande celebração, significa reconhecer a importância da existência da comunidade no município e de suas contribuições para o crescimento da Capital”, pontuou Rosana Anunciação, coordenadora de Promoção de Políticas da Igualdade Racial da Subsecretaria dos Direitos Humanos, Rosana Leite.

A comemoração foi iniciada em 1919 por Tia Eva, que tinha uma enfermidade em uma de suas pernas e não era curada há anos. Com muita fé em São Benedito, ela então fez uma promessa que se fosse curada iria construir uma igreja e realizar uma festa como honra e gratidão ao santo, e que os seus descendentes continuariam com a tradição. A ferida foi curada e ela construiu uma igreja de pau a pique, em 1912, em homenagem ao santo.

A festa de São Benedito, que conta com o apoio da Prefeitura de Campo Grande, é organizada pelos membros da comunidade Tia Eva, que meses antes se reúnem para planejar e definir a organização das festividades.

 

 

#pratodosverem A imagem de capa mostra os campeões do jogo. A imagem interna mostra o círculo feito pelos jogadores antes da partida.